Eutelsat adquire as atividades europeias de banda larga via satélite da Bigblu Broadband
Setembro 10, 2020
- Acesso imediato a uma plataforma de retalho eficiente com uma reputação comprovada em toda a Europa
- Preparação de entrada em serviço dos satélites KONNECT e KONNECT VHTS
A Eutelsat Communications (Euronext Paris: ETL) conseguiu um acordo com a Bigblu Broadband para adquirir as atividades europeias de banda larga via satélite da mesma.
A Bigblu Broadband é o maior distribuidor de pacotes de banda larga via satélite na Europa, com uma reputação comprovada, como evidenciado pelo seu sucesso como principal membro “Gold” do Euro Broadband Infrastructure’s Preferred Partnership Programme (Programa de Parcerias Preferidas de Infraestruturas de Banda Larga Europeias) desde 2019. A Bigblu Broadband desenvolveu uma sólida plataforma de banda larga via satélite, com base numa rede exclusiva de instaladores e revendedores. As atividades que serão adquiridas pela Eutelsat (BBB Europe) contam atualmente com cerca de 50 000 subscritores por toda uma área pan-europeia em expansão que inclui operações no Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Portugal, Polónia, Hungria e Grécia[1].
O acordo coincide com a entrada em serviço do EUTELSAT KONNECT, que deverá ter início, gradualmente, a partir do outono de 2020, estando a capacidade total da operação prevista para o início de 2021, permitindo capacidade em áreas exigentes, uma melhor experiência do consumidor final e uma rentabilidade e flexibilidade inigualáveis.
Com a sua plataforma escalável para vendas diretas, incluindo plataformas de marketing digital, call centers multilingues, sistemas de faturação e CRM, a integração da BBB Europe irá permitir à Eutelsat ultrapassar as limitações do seu modelo indireto existente, disponibilizando melhor acesso ao utilizador final, controlo direto sobre a definição do produto e sobre o preço para um alinhamento mais rápido com as necessidades de mercado, e maior controlo dos instrumentos de distribuição, incluindo incentivos à força de vendas, comunicação e promoções. A adição deste canal de retalho como um complemento aos contratos grossistas com operadores de telecomunicações, como o recente acordo com a Orange, em França, irá favorecer um aumento acelerado da futura capacidade e a maximização do valor para o cliente ao longo do tempo.
Ao comentar, Rodolphe Belmer, da Eutelsat, afirmou: “Estamos muito satisfeitos com a integração das atividades da BBB Europe, que irá reforçar amplamente a nossa rede europeia de distribuição de banda larga à medida que colocamos progressivamente ao serviço uma capacidade de última geração na forma do EUTELSAT KONNECT e do KONNECT VHTS, capazes de permitir a ligação à internet de alta velocidade idêntica à da fibra, às muitas áreas da Europa que permanecem sem serviço ou com um serviço insuficiente através da infraestrutura terrestre. Este negócio representa um passo importante na nossa estratégia mais abrangente de banda larga. ”
A Eutelsat irá pagar uma contrapartida de cerca de 38 milhões de libras pela BBB Europe, a qual gerou receitas de aproximadamente 35 milhões de libras em 2019, com uma baixa margem EBITDA de dois dígitos. Dado o nível de eliminações interempresas, o contributo líquido para as receitas e EBITDA da Eutelsat não será material. A aquisição irá eliminar a necessidade de o grupo investir no desenvolvimento do seu próprio canal de retalho na Europa.
O fecho da transação está previsto para Outubro de 2020, sujeito às habituais condições prévias.
[1] As operações da Bigblu Broadband nos países nórdicos não fazem parte do âmbito da transação.