Qual a duração do contracto?
A duração do contrato é de 12 meses e oferecemos um período de reflexão de 14 dias após instalação do serviço.

Como posso alterar o tarifário?
Você pode efectuar Upgrade/Downgrade do seu tarifário simplesmente entrando em contacto com nossa equipa de apoio ao cliente, por telefone, email ou através da sua área de cliente. Upgrade de tarifário são totalmente gratuitos, no entanto o Downgrade implica o pagamento de uma taxa de administração equivalente ao custo de um mês do seu tarifário actual.

Como posso cancelar a minha conta?
Basta contactar a nossa equipa de apoio ao cliente, por email ou telefone, e verificaremos seu contrato e tomaremos as providências necessárias.
Não se esqueça de que, se é um novo cliente, está protegido pelo período de reflexão de 14 dias. Isso oferece uma óptima oportunidade para testar o sistema integralmente antes do início do seu contrato.

O que acontece quando alcanço/ultrapasso o limite de dados antes do final do mês?
Para determinados pacotes (excluindo os novos pacotes Konnect Unlimited introduzidos em Dezembro de 2018), quando atingir ou exceder seu limite de dados, sua ligação de banda larga será interrompida. Quando atinge o limite de dados, pode optar por actualizar para o tarifário acima, comprar “Boosters” de dados, ou esperar até a data de actualização/renovação dos dados.

O que são “Volume Boosters”?
Para determinados tarifários, existe uma variedade de opções de aumento de dados para atender às suas necessidades de utilização. Os “Volume Boosters” permitem que adicione dados adicionais/excepcionais ao volume de dados do seu tarifário. Existem “Boosters” de 1GB até “100GB”.

Como sei se necessito de um tarifário profissional?
Certos tipos de utilização requerem uma configuração de tarifário profissional. Por exemplo, se você pretende:
(i) utilizar CCTV remotamente através do seu sistema de banda larga via satélite;
(ii) utilizar seu sistema para ligar-se a uma VPN, e necessita de um endereço IP fixo;
Caso tenha requisitos ou necessidades específicas além da navegação e do email padrão, recomendamos que fale com nossa equipa de suporte primeiro.

Qual a velocidade da banda larga via satélite?
Atualmente as velocidades máximas de Dowload e Upload são:
– Download: até 50mbps;
– Upload: até 6mbps.
A velocidade varia de acordo com o tráfego da rede a qualquer momento e, normalmente, durante o horário de pico (das 17h às 23h), as velocidades podem cair para valores mais baixos dentro desse horário.

Posso utilizar a banda larga via satélite com um Router (WiFi ou cabo de rede)?
Sim, você pode utilizar um router com ou sem fios para ligar o terminal do seu sistema, de internet por satélite, a vários PCs ou tablets, smartphones ou outros dispositivos sem fios.

Que tal jogos online com uma ligação de banda larga via satélite?
Para a maioria dos jogos online, existirão poucos problemas. No entanto, é justo avisá-lo de que não recomendamos nossos sistemas para jogos do tipo ‘first-person shooter’. A banda larga via satélite é óptima para muitas utilizações, mas não para as trocas rápidas de dados de que esses jogos precisam. O intervalo de tempo envolvido levará a telas congeladas, jogabilidade irregular – algo chamado “latência”.

Se alguém em sua casa gosta muito de utilizar o “Chat” por voz quando joga PlayStation™ ou Xbox™, existirão também problemas devido ao “strict NAT”.

Como sei que receberei as velocidades indicadas?
Em comum com todas as outras tecnologias de banda larga, as velocidades citadas são “médias” e não garantidas.

Quando você adere a um serviço de Internet via satélite da bigblu, já é considerada a sua localização e, como podemos conectá-lo a toda a infraestrutura de banda larga via satélite disponível na Europa, será ligado a um tarifário bigblu que oferece o melhor serviço possível para as suas necessidades.

As empresas de satélite com as quais trabalhamos utilizam sofisticados sistemas de gestão de rede baseados com políticas de uso justo (Fair Use Policy). Esses sistemas determinam a velocidade que receberá a qualquer momento, com base em: (i) a utilização de rede a cada momento; e (ii) a quantidade de dados que já consumiu até o momento no mês. Em termos simples, significa que um utilizador, ou grupo de utilizadores, será impedido de consumir uma quantidade desproporcional de dados que possa causar impacto noutros utilizadores da rede. De forma ainda mais simples significa que as nossas velocidades médias citadas são mais precisas do que qualquer outra tecnologia disponível.

Como posso verificar o desempenho de download que estou obtendo?
“Velocidade” tende a ser uma medida bastante subjectiva do desempenho. Os sites típicos de “teste de velocidade” na Internet não são projectados para verificar ligações de banda larga via satélite. Tendem a adicionar a latência natural dos satélites ao cálculo dos dados ao longo do tempo e produzir um resultado impreciso, que será inevitavelmente pior do que o desempenho real que está realmente a receber.

O desempenho geral do serviço varia em diferentes momentos do dia, dependendo de quão ocupada a rede e a Internet pública e quantos utilizadores estão online ao mesmo tempo. Normalmente, a rede fica 40% menos ocupada depois das 21h00 e antes das 07h30.

Todas as redes de banda larga, incluindo a banda larga por cabo, estarão ocupadas nos horários de pico dos utilizadores à tarde e no início/meio da noite.

Existem limites para a quantidade de dados que posso transferir?
Todos os tarifários de Internet via satélite têm um limite de dados prioritários, variando entre 10GB e até 100GB.

Posso obter um endereço IP fixo no meu serviço de banda larga bigblu?
Todos os tarifários Profissionais da bigblu vêm com um endereço IP público fixo por defeito.
É de salientar que, devido à forma como o serviço é configurado, devemos atribuir o endereço IP dinamicamente (DHCP) ao router ligado. Essencialmente, não podemos atribuir estaticamente o endereço IP ao PC ou router ligado ao terminal. Se nada disso fizer muito sentido ou necessitar de mais informações, recomendamos que entre em contacto com a nossa equipa de Suporte técnico.

Ouvi falar de problemas de latência no satélite – o que isso significa?
Da forma o mais simples possível, “latência” é o atraso entre quando você clica em algo e quando o vê. Quando clica num link, ele envia uma solicitação de dados do seu dispositivo para um servidor (como um site) via satélite. Esse sinal deve literalmente ir para o espaço e voltar. A maior parte do atraso ocorre no processamento e retransmissão desse sinal – e é isso que se chama latência.

Algumas tecnologias de satélite mais antigas exibem um atraso de latência perceptível. No entanto, estamos à frente do jogo e, os nossos serviços de banda larga via satélite empregam as mais recentes técnicas de software e hardware para minimizar esse mesmo atraso. Na prática, isso significa que quando clica num link para solicitar uma página da Web, o nosso hardware elimina os bits desnecessários e torna tudo muito mais fácil de transportar de volta. É uma técnica muito útil para lidar com downloads de ficheiros ou e-mails de grandes dimensões.

Posso utilizar o serviço bigblu para me ligar ao meu trabalho ou escritório via VPN?
Embora não exista nada tecnicamente para impedir que se ligue à VPN corporativa da sua empresa com o serviço bigblu, existem algumas coisas que precisa entender. Verifique com seu departamento de TI no trabalho e descubra se a VPN da sua empresa é um tipo de VPN IPSec.
Se for, isso geralmente exige um endereço IP estático para funcionar. Os endereços IP estáticos são fornecidos apenas nos nossos tarifários Profissionais.

Como nossos produtos utilizam a tecnologia de aceleração de pacotes para lidar com a distância que as informações devem percorrer de e para o sistema, com determinadas ligações VPN, uma vez criado o túnel seguro, todas as informações dentro do túnel são encriptadas e nenhuma aceleração pode ser aplicada, o que significa que poderá ter alguns problemas de desempenho.

Como com todos os requisitos específicos, recomendamos que você ligue para o nosso suporte técnico. Uma outra opção, se você possui um aplicativo específico que necessita executar/utilizar – e talvez esta seja a opção ideal – é executar um teste ao vivo antes de fazer o pedido. Você poderá fazê-lo visitando um de nossos revendedores/instaladores locais ou visitando o nosso escritório em Pombal, para uma demonstração gratuita de experimentar antes de comprar.

O serviço de banda larga da bigblu funciona com amplificadores de sinal?
Simplesmente, eles não trabalharão em todo o seu potencial. Dispositivos como o Vodafone SureSignal™ e 02 Boostbox™ requerem uma ligação de latência relativamente baixa de menos de 240mS (ou seja, o tempo necessário para que uma solicitação de dados seja recebida e devolvida a você, medida em milissegundos). A latência da rede de banda larga via satélite pode variar entre 600 – 800 mS (ou seja, mais lenta que o ideal para obter o melhor de um amplificador de sinal).