Como funciona o serviço de internet por satélite e quem pode beneficiar dele?

Agosto 24, 2020

A banda larga por satélite permite o acesso à internet a quem vive fora do alcance das ligações convencionais de banda larga com fios. Se não está ligado/a à rede de banda larga nacional, ou a sua ligação é demasiado lenta, a banda larga por satélite é a solução perfeita.

Para compreender como funciona a internet por satélite, basta pensar no funcionamento de uma ligação à internet convencional.

Quando se liga à internet através de uma ligação convencional, muito provavelmente liga os seus dispositivos, por exemplo, um computador portátil, ao seu hub de casa sem usar quaisquer fios. Este hub é geralmente composto por um modem ou um router combinados que se ligam ao cabo de rede da sua casa. O cabo passa desde a sua casa até à central de telecomunicações. Esta central é depois ligada por fibra a uma rede de servidores de dados a que chamamos «a Internet». A animação seguinte explica como este processo funciona.

Com a internet por satélite pode também ligar os seus dispositivos sem fios a um modem e router combinados. Pode também aceder à mesma internet na outra extremidade da viagem. A diferença está na parte do meio dessa viagem.

Em vez de se ligar a uma central de telecomunicações, o cabo de sua casa é ligado a uma antena parabólica instalada na sua casa ou nas proximidades da mesma. A antena parabólica envia e recebe informação para e de um satélite no espaço interplanetário, que a emite novamente para uma estação terrestre. A estação terrestre está ligada por fibra à mesma rede de servidores de dados: A internet. A animação seguinte explica como a internet por satélite funciona.

Portanto, a internet por satélite é muito semelhante à internet por qualquer outra via, a única diferença é que a informação foi até ao espaço interplanetário e voltou para chegar até à sua casa.

 

O que compõe um sistema de internet por satélite?

Os componentes que lhe permitem aceder à internet por satélite são:

A antena parabólica. A antena parabólica está instalada na sua casa ou nas proximidades da mesma, e deve estar bem posicionada de forma a transmitir e receber um sinal por satélite. A antena serve para condensar o sinal e concentrá-lo na unidade Tria (unidade transmissora e recetora da antena).

A unidade Tria encontra-se instalada no braço da antena parabólica e é o componente que estabelece a ligação ao cabo, transmitindo o sinal até à sua casa. Funciona como um rádio que transmite e recebe um sinal para e do satélite.

O satélite. Utilizamos especificamente satélites geoestacionários. Estes satélites estão localizados acima da linha do equador e viajam à mesma velocidade de rotação da Terra. Isto significa que mesmo que se encontrem a mais de 35.000 quilómetros de distância e se movimentem a uma velocidade de 3,07 quilómetros por segundo, estes satélites são estacionários relativamente à nossa posição na Terra.

Por isso, a sua antena parabólica e respetiva unidade Tria devem estar corretamente orientados na direção do satélite. Estando os satélites localizados por cima do equador, isso significa que na Europa, onde a Bigblu opera, as antenas parabólicas são instaladas e orientadas a Sul.

O cabo coaxial é um elemento padrão que liga a unidade Tria ao modem e router instalados na sua casa.

O modem e o router. Estes equipamentos são essencialmente os mesmos que os necessários numa ligação de banda larga convencional. A Bigblu fornece um equipamento único designado SB2+.

A estação terrestre é o equivalente à central de comunicações, enviando e recebendo os sinais do satélite de e para a rede de internet.

 

A banda larga por satélite é tão eficaz quanto a banda larga convencional?

A banda larga por satélite não é tão eficaz em termos de velocidade e latência como a fibra super-rápida, mas tem uma vantagem muito importante: está disponível em qualquer parte do mundo.

Uma vez que não precisa de uma infraestrutura de rede nacional, pode estabelecer uma ligação em qualquer parte do globo, tanto a partir de uma cabana junto a um lago, situada num qualquer lugar remoto, como a partir de um abrigo para alpinistas no topo de uma montanha.

Com a banda larga por satélite pode obter uma ligação à internet com qualidade onde quer que viva, trabalhe ou esteja de férias.

Se a sua atual ligação de banda larga for lenta, pode estar a apanhar velocidades na ordem de um dígito. Ou pode nem sequer estar ligado/a. Nestes casos, a banda larga por satélite pode ser mais vantajosa do que a banda larga convencional.

Com a banda larga por satélite mais rápida da Europa, a BigBlu oferece velocidades até 50 Mbps. Se comparar esta velocidade às velocidades da banda larga por fibra «ulta-rápida» de 350 Mbps, então a banda larga por satélite é de facto mais lenta.

Mas, a verdade é que quase ninguém consegue ainda obter estas velocidades de fibra, e com a constante evolução da banda larga por satélite, é possível que a banda larga por satélite super-rápida possa estar disponível para si mais cedo do que a fibra ultra-rápida.

Por isso, no que diz respeito à velocidade, tudo dependerá da velocidade que está a obter atualmente, e da velocidade que necessita no momento em que decide se a banda larga por satélite é suficientemente eficaz.

A banda larga por satélite também se distingue da banda larga convencional em termos de latência. Este é o termo utilizado na indústria para designar o tempo de espera, que provavelmente já sentiu, por exemplo, antes de um vídeo começar a ser reproduzido. É um problema que ocorre em todos os tipos de ligação à internet, mas que se verifica ser mais longo nas ligações de banda larga por satélite, devido à viagem mais longa.

Em média, a latência numa ligação de banda larga por satélite demora apenas 0,6 segundos. Este é um período muito curto que não constitui um problema na maioria das vezes que a internet é utilizada, e passa despercebido aos olhos da maioria dos utilizadores. Mas se, por exemplo, for um ávido utilizador de jogos online, isto pode ser uma questão de vida ou morte (virtual) e, neste caso, a banda larga por satélite pode não ser a melhor opção para si.

Tudo irá depender daquilo para que precisa da internet e do que tem ao seu dispor. Na maioria dos casos, a internet por satélite é a solução ideal para as pessoas que vivem e trabalham fora do alcance das ligações de internet com fios.